G-P2K8C8QL2D [PORT] WE ARE Floripa - Edição especial Green Thinking e Zero Waste Youth.

[PORT] WE ARE Floripa - Edição especial Green Thinking e Zero Waste Youth.

Updated: Apr 28

Juventude Zero Waste, juntamente com o projeto Green Thinking, editado We Arw, em Florianópolis. Venha conferir!


No dia 30 de janeiro de 2020, a nossa equipe da Juventude Lixo Zero Brasil, em parceria com Greenthinking Project e a empresa Meu Copo eco, nos unimos para a iniciarmos o ano provocando a reflexão interna e despertar ações em prol da sustentabilidade e materialização do sonho coletivo de tornarmos Florianópolis uma cidade Lixo Zero.

Para tratar deste tema, primeiramente, convidamos uma diversidade de especialistas, e grandes nomes da sustentabilidade em Florianópolis, assim como a presença de pessoas de diferentes áreas e esferas da sociedade, considerados essenciais para a construção dessa nova realidade. Pois, sabemos que para que sejamos uma capital lixo zero, necessitamos de esforços governamentais, públicos, educacionais, privados e dos cidadãos. Logo, contamos com a presença dos vereadores Marquito do Psol e Pedrão do PL, representantes do olhar do setor governamental público, Manuela Angelim e, compartilhando o olhar do setor privado e a seu papel dentro deste cenário.


A Professora Fabiana da Escola EEB Aldo Câmara da Silva, primeira escola Lixo Zero da Capital. Contamos também com a participação do Ney, mais conhecido também como Neyciclagem, artista criador do Museu do lixo, espalha sua alegria ressignificando o que um dia foi considerado lixo transformando em arte. Com isso, pudemos abordar e transmitir diferentes olhares e a corresponsabilidade existente se queremos mudar a complexidade desse sistema.


Além disso, uma das principais propostas deste evento foi desenvolver um plano de ação para a materialização desse sonho JUNTOS. Diante disso aplicamos a metodologia “WE ARE”.

Para quem não sabe, em 2019, criamos um calendário de ação global, cujo cada mês aborda uma temática diferente na qual queremos, e expandir a conscientização.

No mês de janeiro,chamamos de #wearejanuary #SOMOSjaneiro, a fim de refletir a unidade que somos, e repensar o que de fato quero construir e contribuir a sociedade ao longo deste ano que se inicia.


Assim, por si só, já contemplava um dos principais objetivos deste mês, o evento fez parte do colocar a mão na massa, e aplicar as temáticas de do calendário para além de ações virtuais. A ideia é construirmos coletivamente um plano de ação, por isso na metodologia “WE ARE” dividimos em 11 grupos, sendo cada grupo guiado por um mentor que tenha domínio sobre o tema e em grupos de trabalho respondam as 3 seguintes perguntas: “Como esta temática contribui para a materialização do sonho de tornar Florianópolis lixo zero?” (momento de reflexão e relevância do tema); Que ações podem ser desenvolvidas em prol da conscientização e mudança quanto a este tema?”(momento brainstorming e cocriação); “E o que precisamos para que essas ideias e ações se concretizem?”(momento planejamento e divisão de responsabilidades);


A partir destas 3 etapas diversas ideias, ações e discussões foram compartilhadas e colocadas em pauta de forma estratégica. Cerca de 60 pessoas participaram do evento, e a partir deste grande grupo criamos o coletivo “WE ARE FLORIPA”, um grupo hoje, composto por diversas pessoas, de diferentes cenários e iniciativas, que compartilham uma grande paixão em comum o amor e cuidado pela natureza! A metodologia WE ARE, dá voz às pessoas, a comunidade, e abraçar novas ideias. Acreditamos muito no potencial de cada um, temos como finalidade também inspirar e empoderar todos os participantes incentivando a responsabilidade coletiva e mostrando os grandes agentes de mudança que podemos ser juntos.


Então, somos muito felizes em compartilharmos com vocês o calendário de ações “WE ARE FLORIPA” cocriado neste evento!


Muitas ideias incríveis surgiram, mas devido a situação atual que enfrentamos temos o desafio de ressignificá-los e viabilizar a expansão de consciência, principalmente,de forma virtual.


Todavia, sabemos que a mudança inicia, primeiramente, dentro de nós, dentro de nossas casas e no nosso dia a dia. Logo, vamos juntos fazer essa pausa um grande ato de amor a mãe terra, e desenvolver agora os hábitos que antes nos boicotamos por “falta de tempo”.


A hora é agora, vamos junt@s?

__________________________________________________________________________________


Autora: Isadora Bertoli

Nutriticionista

Ativista Socioambiental

0 views
Get Monthly Updates